sábado, 23 de abril de 2011

Marketing

a)    Marketing no esporte: São ações de investimentos, feitos no esporte, pela iniciativa privada ou pública, visando retorno de imagem e de mercado, como conseqüência dos trabalhos de comunicação. São estratégias do planejamento de marketing, da iniciativa privada ou pública, sem nenhum compromisso social, visando à utilização das relações e dos acontecimentos esportivos, a fim de permitir a visibilidade do seu: nome, marca, logotipo ou logomarca; gerando uma maior participação na mente, e consequentemente uma maior participação no mercado. São exemplos de Formas de marketing no esporte: Patrocínio de eventos, Patrocínio de equipes; Patrocínio de atletas; Compra de espaço nas mídias que transmitem eventos esportivos (durante os eventos e nos intervalos); Investimento em mídias alternativas (compra de espaço: na roupa do atleta, no boné do corredor, etc.); Licenciamento; Franquia epromoções de venda; etc.
b)    Marketing Esportivo: É o processo de planejamento percebido pelos usuários, que objetiva o desenvolvimento do esporte nos três níveis (formação, participação e performance), através de uma perspectiva humanizante, ou seja, é o processo, percebido pelos usuários, através do qual o esporte é parte integrante da educação permanente.

"O Marketing tem origem e termina com consumidor, se tratando do consumidor do esporte que pode declarar seus desejos e necessidades de uma forma diferente. Inclusive manifestar suas motivações decorrente de uma partida ou espetáculo. Sofrendo influências e mudando sua mente e seu comportamento" (KOTLER, 1996, p. 40).

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